Ucrânia guerra 2022

ucrânia guerra 2022

Quantas pessoas morreram no conflito com a Ucrânia?

Rússia e Ucrânia têm versões diferentes de quantas pessoas morreram no conflito. A BBC revisou os dados. Um ataque aéreo russo em um prédio na cidade Lysychansk, na região de Luhansk, matou quatro pessoas que estavam se abrigando no local. Na vizinha Severodonetsk, mais dois morreram após um dia de bombardeios russos.

Quantos soldados ucranianos morreram durante a guerra?

A Ucrânia não divulgou nenhuma estatística oficial sobre soldados mortos durante a guerra. Mas, no início de junho, um assessor presidencial ucraniano disse à BBC que de 100 a 200 soldados ucranianos estavam morrendo na região de Donbas todos os dias. Em abril, a Rússia disse ter matado cerca de 23 mil soldados ucranianos.

Quantos estabelecimentos de ensino ucranianos foram destruídos pela guerra?

Estimativas do governo ucraniano apontam para 1.200 estabelecimentos de ensino do país destruídos pela guerra, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. As autoridades turcas detiveram um navio de carga russo na costa do Mar Negro, que a Ucrânia afirma transportar grãos de cereais ucranianos roubados, conta a Reuters.

Por que Portugal reiterou seu apoio à Ucrânia?

Portugal reiterou seu apoio à Ucrânia e aos milhões de refugiados do país, que escapam do conflito iniciado em 24 de fevereiro após o ataque da Rússia ao território ucraniano. Para a embaixadora de Portugal nas Nações Unidas, a guerra na Ucrânia é também um ataque aos valores de paz da Europa.

Quantos soldados ucranianos morreram durante a guerra?

A Ucrânia não divulgou nenhuma estatística oficial sobre soldados mortos durante a guerra. Mas, no início de junho, um assessor presidencial ucraniano disse à BBC que de 100 a 200 soldados ucranianos estavam morrendo na região de Donbas todos os dias. Em abril, a Rússia disse ter matado cerca de 23 mil soldados ucranianos.

Quem morreu quando as forças ucranianas bombardearam os arredores da cidade de Donetsk?

Outra pessoa morreu quando as forças ucranianas bombardearam os arredores da cidade de Donetsk. Mais quatro foram mortos quando as forças russas abriram fogo em Sadivska, na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia. Os mortos nesses ataques — todos eles em apenas um dia de junho — são civis, acredita-se.

Quais são os números de mortes durante o conflito?

A ONU confirma cerca de 4,7 mil mortes durante o conflito até o final de junho. Ambos afirmam que seus números devem estar muito abaixo do real, por causa dos desafios na verificação de informações de guerra. A ONU procura confirmar cada morte usando registros policiais, hospitalares ou civis.

Quais são as consequências dos conflitos entre separatistas e o exército ucraniano?

Desde 2014, os conflitos entre separatistas apoiados pelo Kremlin e o exército ucraniano têm exacerbado o sentimento nacionalista e espalhado caos nas escolas e seus alunos. Quando eles perdem meses e até mesmo anos de aulas, os alunos ficam mais e mais defasados e isso prejudica o futuro deles, diz Ibarra Sánchez.

Quais são as consequências da guerra para a educação?

PARA A JUVENTUDE EM países arrasados pela guerra, a educação sofre profundamente. Escolas são destruídas por bombardeios indiscriminados ou forçosamente transformadas em bases militares. Crianças e professores ficam em casa, com medo de pisar em uma mina terrestre ou de serem pegos no fogo cruzado.

Quem vai ajudar na reconstrução de escolas na região ucraniana?

Portugal vai ajudar na reconstrução de escolas na região ucraniana de Jitomir, a cerca de 150 quilómetros de Kiev, anunciou esta segunda-feira o ministro da Educação, João Costa.

Qual a importância de Portugal para a reconstrução de escolas na região ucraniana?

Portugal irá ajudar na reconstrução de escolas na região ucraniana de Jitomir, cuja cidade fica a cerca de 150 quilómetros de Kiev, onde se estima que tenham sido destruídas pela guerra cerca de 70 estabelecimentos de ensino.

Postagens relacionadas: