Mascaras 1 outubro

mascaras 1 outubro

Quando é preciso usar máscara?

A DGS atualizou recentemente a norma onde são revelados os locais onde a máscara continua a ser obrigatória. O uso de máscaras devido à pandemia de COVID-19 mantém-se em estabelecimentos e serviços de saúde, espaços comerciais e cabeleireiros ou barbeiros, segundo normas divulgadas na sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quando a máscara é obrigatória?

A máscara mantém-se obrigatória nos transportes públicos, visitas aos hospitais, espetáculos culturais sempre que não exista distância de dois metros entre as pessoas, assim como nas grandes superfícies comerciais. Passamos, por isso, a uma fase que assenta na responsabilidade individual de cada um.

Quando é obrigatório o uso de máscaras nos locais de trabalho?

A partir de sexta-feira, 1 de Outubro, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras nos locais de trabalho — mesmo nas empresas que têm mais trabalhadores no mesmo espaço físico —, mas os empregadores terão liberdade para definir o uso da protecção individual como forma de prevenção da transmissão de SARS-CoV-2.

Quais são os requisitos para usar máscaras nos centros comerciais?

Como a lei prevê que haja obrigação de uso das máscaras nos centros comerciais com uma área superior a 400 metros quadrados, nas escolas, salas de espectáculo, cinemas, lojas de cidadão ou recintos para eventos ou celebrações desportivas, esta regra também deverá aplicar-se aos trabalhadores destes espaços.

Qual é a recomendação para o uso de máscara?

A recomendação para o uso de máscara prende-se com o facto de ela servir de barreira quando uma pessoa espirra ou tosse, reduzindo a propagação de gotículas. Isso pode ser importante se a pessoa estiver infectada com covid-19, mas sem sintomas.

É recomendado o uso de máscaras cirúrgicas?

Não é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas nem de respiradores FFP2 e 3 pela população em geral.

Quais são as regras para o uso de máscaras após o confinamento?

O Governo tornou obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos e no comércio, em escolas e noutros espaços fechados com grande concentração de pessoas. A DGS já tinha recomendado o uso de máscaras após o confinamento. Não é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas nem de respiradores FFP2 e 3 pela população em geral.

Como fazer uma máscara de tecido?

A partir do meio, costure uma linha recta em toda a máscara, cerca de 0,6 cm acima da borda inferior do tecido, em direcção ao canto inferior esquerdo. Remova todos os alfinetes ao passar por eles. Certifique-se de que as presilhas elásticas ou de tecido estão presas nos cantos, entre as duas camadas de tecido, enquanto costura as extremidades.

Postagens relacionadas: