Platão

platão

Qual é o verdadeiro nome de Platão?

Arístocles, verdadeiro nome de Platão, nasceu na cidade-Estado de Atenas, hoje a capital da Grécia, no ano de 428 a.C., e morreu no ano de 348 a.C. O nome Platão foi dado ao pensador ainda em sua juventude por causa de seus atributos físicos.

Qual foi o objetivo de Platão?

Professora de História Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates o sábio é o virtuoso.

Quais são as duas partes da realidade para Platão?

Para Platão, existem dois mundos, ou seja, a realidade estava dividida em duas partes: O mundo sensível (mundo material), mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos. O mundo das ideias (realidade inteligível) denominado de “mundo ideal”, ou seja, aproxima-se da ideia de perfeição de algo.

Quem é o filósofo Platão?

Platão nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 428 a.C. De família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. Excelente atleta, participou dos Jogos Olímpicos como lutador.

Quais foram as principais ideias de Platão?

Biografia de Platão Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.

Qual é o significado da imagem de Platão?

Quando um dos cativos consegue evadir-se, percebe que tinha vivido num mundo irreal. Platão usa todas essa imagens para dizer que o mundo que percebemos com nossos sentidos, é um mundo ilusório e confuso, é o mundo das sombras. Mas esta realidade sensível não é todo o universo.

Quem é o filósofo Platão?

Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.

Qual é a obra mais famosa de Platão?

A “República” é uma das obras mais famosa de Platão, é uma descrição do paraíso terrestre. Nela, ele tentou criar o seu “Estado Ideal”, onde examinou quase todos os possíveis ângulos de visão.

Quais são as principais ideias de Platão?

A maior parte da obra de Platão foi desenvolvida através dos Diálogos, textos em que ele desenvolve suas ideias, filosofando sobre a natureza e existência humana, bem como da sociedade que o envolve. Dos diálogos destacam-se: Apologia a Sócrates, O Banquete, Górgias, Filebo, Fédon, República, Protágoras, dentre outros.

Quais as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão?

Resposta: O filósofo antigo Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua Filosofia, pois ele estabeleceu a distinção entre duas realidades: uma realidade material e sensível e a outra realidade imaterial e suprassensível.

Quais as principais abordagens da teoria de Platão?

A Academia de Platão durou cerca de 9 séculos e foi encerrado em 529 d.C., pelo imperador bizantino Justiniano I. O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber:

Qual a relação entre a política e o pensamento de Platão?

Platão e a Política Na política Platão contribuiu com sua maneira humanista de refletir sobre o homem e uma sociedade justa. Para ele, a Política era considerada uma das mais nobres atividades, posto que estava relacionada com a pólis, ou seja, as cidades gregas e a organização da vida dos cidadãos.

Quem foi Platão? Platão foi um filósofo e matemático grego conhecido como um dos fundadores da filosofia moderna e fundador da Academia de Atenas, a primeira universidade do mundo ocidental. Ao lado de seu mentor, Sócrates, e de seu pupilo, Aristóteles, Platão é considerado um dos pilares da filosofia natural e da ciência.

Quem é o Pensador de Platão?

Postagens relacionadas: