Voto em mobilidade 2022

voto em mobilidade 2022

Como votar antecipadamente em mobilidade?

Os eleitores que se encontrem em território português poderão votar antecipadamente em Mobilidade, no dia 23 de janeiro. Esta modalidade abrange todos os eleitores recenseados no território nacional e para o efeito será constituída uma mesa de voto antecipado em cada município. Cabe ao eleitor escolher o município onde quer votar.

Quem tem direito ao voto antecipado no dia das eleições?

Caso o eleitor tenha manifestado a intenção de exercício de voto antecipado em mobilidade e não exerça o direito, poderá exercê-lo no dia das eleições na sua mesa de recenseamento. O processo de votação é seguro e garante a confidencialidade do voto:

Como é feito o boletim de voto?

- O boletim de voto é colocado dentro de um envelope sem qualquer identificação, sendo este, por sua vez, inserido num segundo envelope, com a identificação do eleitor e secção de recenseamento eleitoral, para onde serão remetidos os votos;

Como funciona o voto antecipado?

Alarga a possibilidade de voto antecipado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre 16 e 20 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como funciona o voto antecipado?

Alarga a possibilidade de voto antecipado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como funciona a mesa de voto antecipado?

Existirá uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas. Caso o eleitor tenha manifestado a intenção de exercício de voto antecipado em mobilidade e não exerça o direito, poderá exercê-lo no dia das eleições na sua mesa de recenseamento.

Como funciona o boletim de voto em branco?

Esse boletim será riscado e assinado no verso por todos os elementos da mesa de voto, que o contabilizam como inválido. Ser-lhe-á entregue um novo boletim para votar. O boletim de voto que não tenha qualquer tipo de marca é considerado voto em branco.

Quando os eleitores vão preencher boletim de voto?

A Comissão Nacional de Eleições já divulgou o espécime do boletim de voto que os eleitores vão ter de preencher quando forem votar a 24 de Janeiro, ou caso votem antecipadamente. Search Assine e aceda sem limites a todos os conteúdos exclusivosEXPERIMENTE por 1€

Como exercer o direito de voto?

Quem estiver responsável pelas empresas ou serviços, em atividade no dia das eleições, deve facilitar a dispensa do trabalho para que as pessoas tenham tempo suficiente para o exercício deste direito. O boletim de voto inclui os nomes, as siglas e os símbolos de todos os partidos e coligações concorrentes.

Como votar na mesa de voto?

Como se vota? Dirigindo-se à mesa deverá indicar o seu número de eleitor e o seu nome. Identifica-se através do Bilhete de Identificação ou o Cartão de Cidadão, ou na sua falta, documento que tenha fotografia actualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação.

Postagens relacionadas: