Parlamento europeu

parlamento europeu

Qual foi a eleição mais recente para o Parlamento Europeu?

A eleição mais recente para o Parlamento Europeu foi realizada de 23 a 26 de maio de 2019. Tratou-se da eleição transacional com maior número de votos já registrada. Ao todo, de cerca de 400 milhões de eleitores aptos, 50,66% votaram.

Quem é o atual presidente do Parlamento Europeu?

O atual presidente do Parlamento Europeu é o italiano David Sassoli, do S&D, eleito em julho de 2019. O Parlamento é composto por oito grupos políticos, sendo o PPE, com 187 eurodeputados, o maior deles, seguido por S&D (147), RE (98), ID (76), Verdes–EFA (67), ECR (61), GUE/NGL (39) e 29 não inscritos.

Qual é a organização e o funcionamento do Parlamento Europeu?

O Secretariado do Parlamento Europeu é dirigido pelo Secretário-Geral, que é nomeado pela Mesa (artigo 234.º do Regimento). A composição e organização do Secretariado também são determinadas pela Mesa: atualmente, o Secretariado é composto por 12 direções-gerais e pelo Serviço Jurídico.

Quais são os países que elegem os deputados ao Parlamento Europeu?

Cada Estado-Membro elege um número fixo de deputados ao Parlamento Europeu, entre seis, no caso dos países menos populosos como Malta, Luxemburgo e Chipre, e 96, no caso da Alemanha, o país mais populoso da UE. O Parlamento Europeu é composto por 705 eurodeputados, que representam todos os cidadãos da UE.

Como funcionam as eleições para o Parlamento Europeu?

Nos demais Estados, o país inteiro forma um único distrito eleitoral. Ademais, todos os países realizam suas eleições para o Parlamento Europeu utilizando várias formas de representação proporcional. Antes de 2009, os eurodeputados recebiam o mesmo salário que os integrantes dos parlamentos de seu país.

Quais são os países que elegem os deputados ao Parlamento Europeu?

Cada Estado-Membro elege um número fixo de deputados ao Parlamento Europeu, entre seis, no caso dos países menos populosos como Malta, Luxemburgo e Chipre, e 96, no caso da Alemanha, o país mais populoso da UE. O Parlamento Europeu é composto por 705 eurodeputados, que representam todos os cidadãos da UE.

Por que a política no Parlamento Europeu está se tornando cada vez mais baseada em partidos e ideologias?

Nosso trabalho também mostra que a política no Parlamento Europeu está se tornando cada vez mais baseada em partidos e ideologias. As votações são cada vez mais divididas nas linhas esquerda-direita, e a coesão dos grupos partidários aumentou dramaticamente, principalmente na quarta e quinta legislaturas.

Quem é o presidente do Parlamento Europeu?

A conservadora maltesa foi eleita esta terça-feira, em Estrasburgo, presidente do Parlamento Europeu para a segunda metade da legislatura, até 2024, com 458 votos a favor. Roberta Metsola obteve, assim, maioria absoluta na primeira volta.

Quem é Roberta Metsola, a nova presidente do Parlamento Europeu? Respeitada e elogiada em matérias de migração, a nova Presidente do Parlamento Europeu é também criticada por ser firmemente anti-aborto, uma posição que muitos consideram desfasada do resto da UE.

Quem é o vice-presidente do Parlamento Europeu?

Como é organizado o Parlamento Europeu?

O Parlamento Europeu tem a sua sede em Estrasburgo, onde se realizam os 12 períodos de sessão mensais; O Secretariado do Parlamento e os seus serviços de apoio continuam instalados no Luxemburgo. A pedido da maioria dos membros que o compõem, do Conselho, ou da Comissão, o Parlamento Europeu pode reunir-se em período extraordinário de sessões.

Qual é a função do Parlamento Europeu?

O Parlamento utiliza todas as 24 línguas oficiais da UE nas suas atividades quotidianas. Descobre como isto se traduz na prática. O trabalho do (a)s deputado (a)s do Parlamento Europeu é respaldado por uma administração que presta assistência técnica e especializada.

Quais são os objetivos do Parlamento Europeu?

A participação do Parlamento no processo legislativo, os seus poderes em matéria orçamental e de controlo, a sua participação na revisão dos Tratados e o seu direito de intervir nos processos submetidos ao Tribunal de Justiça da União Europeia permitem-lhe assegurar o respeito pelos princípios democráticos a nível europeu.

Qual a influência do Parlamento Europeu sobre as outras instituições europeias?

O Parlamento Europeu tem ainda influência sobre as outras instituições europeias de várias formas, como na designação de uma nova Comissão, onde seus 27 membros (um pertencente a cada país da UE) não podem assumir funções sem antes serem aprovados pelos deputados. Caso estes não aprovem um dos Comissários designados, podem rejeitar toda a Comissão.

Postagens relacionadas: