Library of alexandria

library of alexandria

Onde fica a biblioteca de Alexandria?

Este valoroso centro do conhecimento estava localizado na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, bem nas margens do Mediterrâneo.

Qual é a origem da cidade de Alexandria?

Sua estruturação, a princípio, é geralmente creditada ao filósofo Demétrio de Falero, então exilado nesta região; muitos afirmam ser dele a concepção deste espaço cultural, depois de convencer o rei a transformar Alexandria em concorrente da glória cultural de Atenas.

Qual é a relação entre a destruição da biblioteca e o Serapeu de Alexandria?

A suposta destruição da Biblioteca pelos cristãos é retratada no filme Ágora, de 2009, que se concentra sobretudo em Hipátia mas tem como pano de fundo o Serapeu de Alexandria. No filme, Hipátia busca salvar manuscritos da Biblioteca antes da destruição do Serapeu. A Biblioteca é cenário de parte do filme Alexandre, de 2004.

Qual é a sorte da biblioteca de Alexandria?

Suetônio, no início do século II, escreveu que Domiciano, buscando reabastecer as bibliotecas romanas, mandou comprar e transcrever livros, que depois tiveram seus conteúdos verificados na Biblioteca de Alexandria. Contudo, aparentemente a sorte da Biblioteca esteve ligada à da própria cidade de Alexandria.

Onde fica a cidade de Alexandria?

Alexandria se estende por 32 quilômetros na costa mediterrânica do centro-norte do Egito. É o local onde fica a famosa Biblioteca de Alexandria e é um importante centro industrial por causa do gás natural da cidade e dos poços de petróleo em Suez, uma outra cidade egípcia.

Quais foram as causas da destruição da biblioteca de Alexandria?

A destruição da Biblioteca de Alexandria se deu em razão de vários incêndios provocados por personalidades importantes da época. Existe uma versão que afirma que, em 48 a.C., o imperador romano, Júlio César, mandou que seu exército atacasse a cidade de Alexandria. Com isso, a Biblioteca de Alexandria sofreu um grande incêndio.

Como surgiu a biblioteca de Alexandria?

Era um dos começos do fim da famosa Biblioteca de Alexandria, construída por Ptolomeu Filadelfo no início do terceiro século a.C. para reunir os livros de todos os povos da Terra e destruída mais de mil anos depois. A idéia de reerguer a mais formidável biblioteca de todos os tempos surgiu no final dos anos 70 na Universidade de Alexandria.

Quem destruiu a Biblioteca?

O médico, historiador e egiptólogo árabe Abdalatife (1162–1231) afirma que a biblioteca foi destruída por Amer por ordem de Omar. A mesma história encontra-se no Ta’rih al-Hukama (História dos Filósofos) de ibn al-Qifti (1172–1248 ).

Quais foram os manuscritos da biblioteca de Alexandria?

Quando Júlio César chegou a Alexandria, sob o pretexto de prender Marco Antônio e Cleópatra, a biblioteca tinha pelo menos setecentos mil manuscritos. Quais eram? e por que se começou a temer alguns deles? Os documentos que sobreviveram dão-nos uma idéias precisa. Haviam livros em grego.

Quem destruiu a Biblioteca do Egipto?

A versão mais popular, pelo menos entre o grande público, é a de que a biblioteca foi destruída por ordem de Amer ibne Alas, governador provincial do Egito em nome do califa ortodoxo Omar, pouco depois da conquista do Egito comandada por Amer em 642, mas desde o século XVIII que diversos estudiosos questionam a veracidade dessa versão da história.

Postagens relacionadas: