Voto antecipado em mobilidade 2022

voto antecipado em mobilidade 2022

Onde posso exercer o direito de voto antecipado em mobilidade?

O JPN explica onde pode exercer o direito de voto antecipado em mobilidade no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo. Eleitores vão poder votar uma semana antes do dia das eleições, mediante inscrição no voto antecipado.

Como votar em mobilidade para as eleições de 2022?

O voto antecipado em mobilidade para as eleições Legislativas de 2022 foi alargado a todos os eleitores recenseados. Para poderem votar este domingo, foi preciso fazer uma inscrição que decorreu entre os dias 16 e 20 de janeiro.

Quais as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas 2022?

Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

Como votar antecipadamente em mobilidade?

Os eleitores que se encontrem em território português poderão votar antecipadamente em Mobilidade, no dia 23 de janeiro. Esta modalidade abrange todos os eleitores recenseados no território nacional e para o efeito será constituída uma mesa de voto antecipado em cada município. Cabe ao eleitor escolher o município onde quer votar.

Como funciona o voto antecipado em mobilidade?

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições legislativas de 2019.

Quem tem direito ao voto antecipado no dia das eleições?

Caso o eleitor tenha manifestado a intenção de exercício de voto antecipado em mobilidade e não exerça o direito, poderá exercê-lo no dia das eleições na sua mesa de recenseamento. O processo de votação é seguro e garante a confidencialidade do voto:

Como fazer o voto antecipado?

O voto antecipado pode ser requerido à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI ) entre 20 e 23 de janeiro através de registo na plataforma.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto nulo?

Já se existir uma lista ou candidato que tenha desistido ou não tenha sido admitido, e assinar a cruz no mesmo, o voto também será nulo. No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo.

Quais são as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas?

Entre 17 e 20 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto. Quem está recenseado em território nacional e vai estar em mobilidade no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado entre 16 e 20 de janeiro.

Quem pode votar antecipadamente na eleição legislativa antecipada?

A s eleições legislativas antecipadas - das quais irá sair a composição da Assembleia da República na próxima legislatura - terão a possibilidade de voto antecipado para alguns grupos de eleitores, entre eles os que pretendam votar antecipadamente em mobilidade ou os que se encontrarem em confinamento obrigatório.

Como votar nas próximas eleições legislativas?

Para o voto antecipado serão criadas 2.606 mesas de voto, sendo importante recordar algumas medidas a adotar para garantir a segurança no momento do voto: usar máscara, manter distância de segurança, higienizar as mãos e levar caneta própria.

Como pedir o voto antecipado?

Portugal caminha para mais umas eleições legislativas. Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica. Saiba quem é elegível para votar antecipadamente e quais os prazos.

Postagens relacionadas: