Junta de freguesia de são domingos de benfica

junta de freguesia de são domingos de benfica

Qual é a origem da freguesia de Benfica?

Com a extinção do Termo de Lisboa em 1852, o território de Benfica é primeiro integrado no novo concelho de Belém e, mais tarde, em 1886, é dividido. A parte exterior à nova Estrada da Circunvalação de Lisboa é integrada em Oeiras (e actualmente na Amadora) e a parte interior é integrada em Lisboa, dando origem à actual freguesia.

O que aconteceu com o Conselho Estratégico da Junta de Freguesia de Benfica?

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica formalizou esta quinta-feira o lançamento de um conselho estratégico - composto por representantes das instituições com influência no território - e torna-se na primeira das divisões administrativas de Lisboa a promover aquele órgão consultivo.

Quais são as origens de São Domingos de Benfica?

São Domingos de Benfica tem as suas origens ligadas a uma lenda. Foi D. João I quem doou à ordem religiosa dos dominicanos, a pedido do doutor João das Regras os terrenos onde em tempos se erguera um palácio conhecido por Paço de Benfica, morada de Verão de todos os soberanos, desde D. Dinis.

Quais foram os ajustes ocorridos em 2012 aos limites da freguesia de Benfica?

Ajustes, ocorridos em 2012, aos limites da freguesia de São Domingos de Benfica. A freguesia de São Domingos de Benfica foi uma das mantidas aquando da reorganização administrativa da cidade de Lisboa, sofrendo apenas pequenos ajustes nos limites com as freguesias vizinhas.

Qual foi o primeiro concelho de Benfica?

No século XIX aparecem as ligações com transportes públicos e assiste-se ao crescimento exponencial da cidade. Com a extinção do Termo de Lisboa em 1852, o território de Benfica é primeiro integrado no novo concelho de Belém e, mais tarde, em 1886, é dividido.

Como surgiu a freguesia de São Domingos de Benfica?

Em 1959 o território divide-se novamente e dá origem à freguesia de São Domingos de Benfica . Mais recentemente, a par da crescente edificação assiste-se ao decréscimo da população residente, não só pelo envelhecimento mas também pela migração dos habitantes mais jovens para a periferia.

Qual é a origem do nome Benfica?

Sobre a origem do nome Benfica existem diversas versões de duvidosa veracidade. Fernão Lopes, na sua Crónica de el-rei D. Pedro I (Capítulo IX) descreve assim a origem do termo:

Qual é o bairro de Benfica?

Conjunto Habitacional Mendes de Moraes (Pedregulho). Benfica é um bairro da região de São Cristóvão na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Quantos habitantes tem o município de São Domingos de Benfica?

São Domingos de Benfica é uma freguesia portuguesa do município de Lisboa, pertencente à Zona Norte da capital, com 4,29 km² de área e 33 745 habitantes (2011). Densidade: 7 702,3 hab/km².

Quando foi construída a Igreja de São Domingos de Benfica?

A construção viria a ruir e a ser consequentemente demolida, edificando-se, entre 1624 e 1632, o templo atual sob orientação do Padre Mestre Frei João de Vasconcelos (1590-165). Funcionou como igreja paroquial de São Domingos de Benfica até à década de 70 do séc.

Quem fundou o Convento de São Domingos de Benfica?

O Convento de São Domingos de Benfica, situado na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, foi um convento da Ordem de São Domingos fundado num terreno que a 22 de Maio de 1399 foi doado pelo rei D. João I de Portugal, a pedido do Dr. João das Regras e de frei Vicente de Lisboa, para nele ser construído um Mosteiro da Ordem Dominicana [ 1]

Quais são as principais características da região de Benfica?

No século XVII, a zona do que é hoje São Domingos de Benfica continua a ser procurada por várias famílias aristocráticas que possuiam vastas extensões de terra construindo eminentes palácios e frondosas quintas todas elas ricas em pomares, hortas e jardins. O século XVIII correspondeu a novo surto de crescimento desta região.

Postagens relacionadas: