Terapia da fala comparticipada pelo sns

terapia da fala comparticipada pelo sns

Quem pode receber o subsidio de terapia da fala?

Este subsidio pode ser atribuido às crianças ou jovens que abrangidos pelo Decreto-Lei 3/2008, ( integrados no apoio de Ensino Especial ) e ainda os que possuam relatórios médicos que justifiquem suas limitações e a necessidade de terem sessões de Terapia da Fala. Basta pedir e vou receber o subsídio?

Por que a terapia da fala é importante?

A Terapia da Fala torna-se importante quando é necessário avaliar e intervir junto de indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida ( American Speech & Hearing Association, 2007).

Quando procurar um terapeuta da fala?

A procura do Terapeuta da Fala pode justificar-se logo com recém-nascidos, onde presta cuidados nas áreas da sucção, alimentação e comunicação, em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

Quem pode fazer o pedido de apoio ao terapeuta da fala?

Em suma, qualquer Terapeuta da Fala está apto para fazer esse pedido. Quando a Segurança Social aprova o caso, o Terapeuta é informado, assim como os pais, que normalmente recebem em casa uma carta com essa informação, e pode iniciar o apoio.

Quando o subsídio é suspenso?

Nas situações em que o subsídio não seja diretamente entregue ao estabelecimento, poderá ser exigida, pelo serviço de segurança social, a prova de que o mesmo foi utilizado para o fim a que se destina. O pagamento do subsídio é suspenso quando o jovem iniciar uma atividade enquadrada por regime de proteção social obrigatório.

O que é necessário para pedir o subsídio de desemprego?

É obrigatório que a pessoa em nome de quem vai ser feito o pedido tenha descontado para Segurança Social no minimo durante um ano (regime contributivo) ou que esteja a receber o subsidio de desemprego (regime não contributivo). A questão que surge de seguida é: O que é necessário para pedir esse subsídio?

Quando devo recorrer a um terapeuta da fala?

Podemos recorrer a um terapeuta da fala mesmo quando ainda não sabemos falar. A intervenção precoce ajuda a prevenir problemas que podem comprometer uma aprendizagem saudável. A Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto indica como e quando deve procurar este tipo de ajuda.

O que é e para que serve a terapia da fala?

A Terapia da Fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades – recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos – com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Quais são os sinais de alerta para consultar um terapeuta da fala?

Deve-se procurar a avaliação de um Terapeuta da Fala sempre que se suspeite de alguma alteração no âmbito da comunicação, linguagem, fala, voz ou deglutição, em crianças e adultos.

Como a terapia da fala pode prevenir problemas na criança e no adulto?

A terapia da fala pode prevenir problemas na criança e no adulto (educadores, professores e auxiliares de educação) a partir da realização de rastreios auditivos e vocais e da implementação de check-list de Linguagem e Comunicação/Interação nos diferentes contextos (instituições de ensino pré-escolar, escolar e universitário). Este artigo foi útil?

Postagens relacionadas: