Nonos artesanato

nonos artesanato

Qual a diferença entre artesanato e artesão?

Inicialmente o que caracteriza o artesanato é a transformação da matéria-prima em objetos úteis, quem realiza esta atividade denomina-se artesão, este reproduz objetos que chegaram até ele através da tradição familiar ou cria novos de acordo com suas necessidades. Para evidenciar melhor este conceito vamos definir o que não é artesanato.

O que é a função de artesanato?

A função de Artesanato é um passatempo ou uma profissão que exige habilidades específicas e conhecimentos de obra qualificada.

Como eram produzidos os artesanatos no mundo antigo?

Os artesanatos no mundo antigo, tanto em sua finalidade quanto em como eram fabricados, eram tão variados quanto as culturas que os produziam. Na antiga Mesopotâmia, o artesanato era produzido por ordem do Estado e de forma privada.

Quais são as principais características do artesanato nordestino?

A Paraíba e o Sergipe se destacam pela bela produção de peças feitas com tecidos, enquanto no Rio Grande do Norte, as areias coloridas funcionam como uma bela base para a produção de diversas peças. Por fim, temos a Bahia que mescla uma boa parte de todos os produtos que marcam o artesanato nordestino.

Qual a diferença entre arte e artesão?

Quem trabalha com artesanato, é chamado de artesão. Já quem trabalha com a arte – que, neste conteúdo, para poder ser comparada diretamente com o artesanato será considerada “artes plásticas” – é chamado de artista.

Qual a diferença entre artesanato e trabalho manual?

Qual a diferença entre Artesanato e Trabalho Manual? Muitas pessoas acreditam que artesanato e trabalho manual são exatamente a mesma coisa, porém, dita de formas diferentes. A verdade, no entanto, é que todo artesanato é um tipo de trabalho manual, mas o contrário não: nem todo trabalho manual pode ser considerado um artesanato.

Qual a diferença entre arte e artista?

Já o artesanato possui uma produção manufaturada em larga escala, ou seja, produz-se muitos produtos iguais para serem comercializados. Uma obra de arte pode estar relacionada com questões territoriais e culturais, porém diz mais sobre o sentimento do artista, como já falamos anteriormente.

Qual é a diferença entre um artista e um pintor?

Há quem diga inclusive, que quase todo artista é também um artesão, no caso dos pintores, eles estão fazendo um trabalho manual, de grande valor artístico, que muitas vezes está ligado à um valor cultural e monetário superior, no entanto, o seu trabalho com as mãos, não deixa de ser um trabalho de artesão.

Qual o Objetivo do Artesanato? O artesanato tem diversas finalidades. Ele pode ser usado como uma forma de distração, pode ser uma forma de reproduzir a arte, como uma atividade terapêutica, como uma profissão, e muito mais…. Como uma forma de exercitar o cérebro, o artesanato é muito recomendado pelos médicos, principalmente para pacientes idosos.

Como surgiu o artesanato?

A história aponta que o artesanato surgiu na Pré-História, mais precisamente no período neolítico (6000 a.C). Foi nesse período que o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais, etc.

Como são produzidos os artesanatos?

Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.

Qual a importância do artesanato?

Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.

Quais eram os artesãos mais habilidosos do mundo?

De acordo com o historiador Heródoto, os ferreiros egípcios eram conhecidos como os artesãos mais habilidosos do mundo e suas obras sobreviventes atestam a veracidade da afirmação de Heródoto.

Postagens relacionadas: