Presidente da eslovenia

presidente da eslovenia

Qual o mandato do presidente da Eslovênia?

O presidente é o chefe de estado da Eslovênia. Segundo a constituição do país, seu mandato é de 5 anos. Esta é a lista dos presidentes da Eslovênia após 1991, quando o país tornou-se independente da Iugoslávia . ↑ Hacler, Tina; Kopina, Klavdija (2 de dezembro de 2012). «Pahor: Türk 67,44 %: 32,56 %.

Quem é o primeiro-ministro da Eslovénia?

O Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, marcou hoje as eleições legislativas para 24 de abril, numa votação que pode ser difícil para o primeiro-ministro, o conservador Janez Jansa, cujo partido tem descido nas sondagens.

Quem é o chefe de Estado da Eslovaquia?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Presidente da República Eslovaca (em eslovaco: Prezident Slovenskej republiky) é o chefe de estado da Eslováquia e o comandante-em-chefe das Forças Armadas. O presidente é eleito diretamente pelo povo por cinco anos e pode ser eleito por no máximo dois mandatos consecutivos.

Quais são as fronteiras da Eslovénia?

A Eslovénia tornou-se independente em 1991, na sequência da desagregação da Jugoslávia, e é membro da UE e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) desde 2004. Situado no sudeste da Europa, o pequeno país de cerca de dois milhões de habitantes faz fronteira com a Croácia, a Hungria, a Áustria e a Itália.

Qual é a economia da Eslovênia?

A economia da Eslovênia é uma das mais desenvolvidas das regiões central e leste da Europa. O país acumula um Produto Interno Bruto (PIB) de 65,47 bilhões de dólares, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), com um valor per capita que supera os 30 mil dólares anuais.

Qual é a capital da Eslovênia?

Bandeira da Eslovênia. Eslovênia, ou República da Eslovênia, é um país do leste europeu de pouco mais de dois milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Liubliana. Com uma estreita saída, a sudoeste, para o mar Adriático, seu território faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia.

Quais são as principais características da Eslovênia?

A Eslovênia é um país europeu, mais precisamente, do leste europeu. A dimensão territorial é modesta, o país ocupa uma área de 20 251 km², na qual habitam aproximadamente 2 milhões de pessoas. O território eslavo limita-se com a Áustria, ao norte; com a Hungria, a leste; com a Croácia, a leste e ao sul; e com a Itália e o Mar Adriático, a leste.

Quais são os povos e civilizações que se estabeleceram no território da Eslovênia?

A área que hoje compreende o território da Eslovênia começou a ser ocupada a partir dos vales dos principais rios há dezenas de milhares de anos, de modo que muitos povos e civilizações diferentes se estabeleceram nessa região, entre eles os ilírios e os celtas.

Quem é o primeiro-ministro da Eslovaquia?

O primeiro-ministro da República Eslovaca (em eslovaco: Predseda vlády Slovenskej republiky ou apenas Premiér) é o chefe de governo da Eslováquia e o terceiro cargo constitucional após o presidente da Eslováquia e o presidente do Conselho Nacional. O cargo foi criado em 1969 e, desde essa data, houve 14 primeiros-ministros.

Qual é a economia da Eslováquia?

A população da Eslováquia é de 5.460.000 habitantes, sendo Bratislava a sua cidade mais populosa, com mais de 432 mil habitantes. A taxa de urbanização do país é de 53%. A Eslováquia é membro da União Europeia. A economia do país é voltada para o setor de serviços e para a produção de automóveis, produtos automotivos e equipamentos eletrônicos.

Quais as principais características da Eslováquia?

O território eslovaco se estende por cerca de 49 mil quilômetros quadrados e é em grande parte montanhoso. A população é de mais de 5 milhões e é composta principalmente de eslovacos étnicos.

Qual a capital da Eslováquia?

A Eslováquia é um país centro-europeu que tem como capital a cidade de Bratislava e possui uma população de 5,4 milhões de habitantes. Foi parte da Tchecoslováquia até o desmembramento desse território em 1993, ano em que se tornou um país independente.

Postagens relacionadas: