Feira medieval barcelos 2022

feira medieval barcelos 2022

Qual a missão da Feira Medieval de Barcelos?

A nossa grande missão é fazer cada visitante sentir-se envolvido por uma cidade medieval repleta de animação, história e cultura. O património histórico barcelense será a chama que reacende os dias áureos da Vila Condal de Barcelos.

Como surgiu a Feira de Barcelos?

Certo é, que no ano de 1412, foi concedida por D. João I, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, uma carta para a realização de uma feira de ano no Campo do Salvador, atual campo da feira.

Qual a história do mercado de Barcelos?

O mercado de Barcelos começa a sua história a partir do século XV. Costumava ser um evento anual. Hoje em dia você pode visitá-lo todas as quintas-feiras e encontrar roupas baratas, frutas, cerâmicas, parafusos, utensílios de cozinha, ferramentas tradicionais e equipamentos agrícolas, bem como lembranças e artesanato.

Qual a melhor época para visitar a cidade de Barcelos?

A Feira de Barcelos continua a ser um elemento importante da economia e cultura locais. É melhor visitar a cidade de Barcelos durante as estações quentes, já que no inverno escurece cedo e o mercado não funciona durante todo o dia.

Quais são as principais características da cidade de Barcelos?

Notável nesta cidade é a Estação Arqueológica do Castelo de Faria, lugar onde se deu o feito imortalizado por Alexandre Herculano na obra «Lendas e Narrativas». Já na Idade Média, destaca-se em Barcelos as igrejas medievais de Abade de Neiva e Manhete, exemplos máximos da arquitectura românica em Portugal.

Qual é a origem do nome Barcelos?

Barcelos desde cedo é uma cidade habitada por povos como vestígios em várias zonas de Barcelos indicam. Aproximadamente no ano de 1177, Barcelos pelas mãos de D. Afonso Henriques recebeu a carta de foral e em 1227 a cidade começava a chamar mais população.

Como é a cultura de Barcelos?

Desde sempre a cidade foi residência de homens ligados ao poder regional e estatal, o que lhe confere um estatuto de intensa dinâmica cultural, manifestado na riqueza arquitectónica, monumental e artística bem como na diversidade e fama das suas tradições.

Qual foi a origem do condado de Barcelos?

A história de Barcelos começa a ganhar relevo a partir do século XII, quando D. Afonso Henriques lhe dá a carta-foral, mais tarde confirmada por Afonso II. D. Dinis transforma-a no primeiro condado português, elevado a ducado por D. Sebastião e ficando a pertencer à Casa de Bragança.

Postagens relacionadas: