Memorial do convento capítulos

memorial do convento capítulos

Qual é a história do Memorial do Convento?

A análise de Memorial do Convento permite constatar a existência de duas narrativas simultâneas: uma de carácter histórico – a construção do convento de Mafra – e outra ficcionada – a construção da passarola que engloba a história de amor entre Baltasar e Blimunda.

Quais eram os materiais utilizados no Convento?

Todos os materiais utilizados no convento eram de qualidade. De Portugal a pedra, o tijolo e a lenha para queimar, o arquiteto alemão, italianos mestres dos carpinteiros e da Holanda os sinos e os carrilhões. O convento levou 8 anos a ser construído.

Quais são os motivos que levaram a construção de um convento em Mafra?

- O desejo dos franciscanos, desde 1624, de construção de um convento em Mafra. · A situação socioeconómica: excesso de riqueza/ extrema pobreza - A impostura de alguns penitentes que “têm os seus amores à janela e vão na procissão menos por causa da salvação da alma do que por passados ou prometidos gostos do corpo”;

Quais foram os arquitetos que construíram o Convento de Baltasar?

De Portugal a pedra, o tijolo e a lenha para queimar, o arquiteto alemão, italianos mestres dos carpinteiros e da Holanda os sinos e os carrilhões. O convento levou 8 anos a ser construído. Blimunda, Inês Antónia, Álvaro Diogo e o filho esperavam Baltasar, para jantarem com o velho João Francisco que mal mexe as suas pernas.

Qual a origem do Convento de Mafra?

A fachada principal e a envolvente do Convento de Mafra em meados do século XVIII Bibliografia coeva refere que D. João V fez a promessa de mandar edificar um convento em Mafra em agradecimento pelo nascimento do primeiro herdeiro; outras versões referem que por se ter curado de uma doença que padecia.

Qual a importância da construção do Convento?

A construção do convento, é o reflexo de um Portugal próspero e rico devido às riquezas vindas do Brasil. O convento reflete o grande esforço dos trabalhadores que o construíram para satisfazer a vaidade e ambição do rei. • O rei, D.João V, não conseguia ter filhos com a rainha, D. Maria Ana Josefa.

Quais eram as principais características do convento franciscano?

No período de maior apogeu da comunidade religiosa, neste convento consumiam-se por ano 120 pipas de vinho, 70 pipas de azeite, quase 10 toneladas de arroz e 600 vacas. Em 1820 a comunidade era de 40 frades, número que se manteve relativamente constante até à data da saída definitiva dos franciscanos em Agosto de 1833, em plenas guerras liberais.

Qual a importância do Memorial do Convento?

Padre Bartolomeu, por perseguir o seu sonho e acreditar na ciência, pondo em causa o poder e dogmas da Igreja; Memorial do Convento serviu de base a uma ópera, Blimunda, com música do italiano Azio Corghi, estreada em Milão em 1998. ↑ Editorial Caminho. «Memorial Do Convento Ed. Esp.». Consultado em 22 de Novembro de 2010.

Postagens relacionadas: