Colonoscopia

colonoscopia

Qual a importância da colonoscopia?

Como a colonoscopia permite a visualização direta do interior do intestino, ela costuma ser indicada como meio diagnóstico para uma variedade de condições do trato intestinal. As razões mais comuns para se indicar a realização de uma colonoscopia são: Exame de rastreio para o câncer de cólon.

Qual a diferença entre colonoscopia e endoscopia?

A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas que analisa principalmente o intestino grosso com o objetivo de diagnosticar infecções, tumores e pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa). Ela pode ser solicitada por um clínico geral, gastroenterologistas, proctologistas e oncologistas.

O que fazer na noite anterior à colonoscopia?

Para limpar o cólon, é habitual a utilização de um laxante forte para tomar na noite anterior ao exame. Alguns médicos também indicam a realização de um enema para ajudar na limpeza.

Como é feito o exame de colonoscópio?

O médico ira introduzir o colonoscópio através do seu ânus, progredindo lentamente pelo reto e depois cólon, conforme vai injetando gás carbônico para insuflar as alças intestinais. Durante o exame o médico pode pedir para você fazer pequenos movimentos com o corpo de modo a facilitar a passagem do colonoscópio.

O que é uma colonoscopia?

A colonoscopia avalia, em tempo real, a porção final do intestino. Ilustração: Lucas Kazakevicius/SAÚDE é Vital A colonoscopia é um exame invasivo que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado).

Como funciona o colonoscópio?

Para isso, um aparelho chamado de colonoscópio é introduzido no ânus – e avalia a presença de câncer, males inflamatórios como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa e por aí vai. Esse dispositivo tem um tubo fino e flexível com uma microcâmera no final, que filma o interior do intestino.

Quanto tempo dura o tratamento do colonoscópio?

Na hora do procedimento, o indivíduo é deitado confortavelmente de lado e sedado por um anestesiologista. Em seguida, o colonoscópio é introduzido pelo reto. Todo o processo é indolor e, se necessário, o médico injeta ar no intestino para melhorar as imagens. Em geral, dura de 20 a 40 minutos.

Como a colonoscopia pode ajudar na prevenção do câncer colorretal?

A colonoscopia também pode servir como prevenção desse tipo de câncer, pois médico pode, por meio desse exame, detectar e remover pólipos que eventualmente podem evoluir para o câncer colorretal. O preparo pode variar de acordo com cada hospital ou clínica.

Quais são os cuidados com a colonoscopia?

O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente sinta-se bem e permita a realização adequada da colonoscopia. Em geral, os pacientes ficam sonolentos, mas mantêm-se acordados. Antes do exame, pergunte ao seu médico como ele planeja realizar a sua sedação. Como é feito o exame de colonoscopia?

Como fazer um bom preparo para o exame de colonoscopia?

O cardápio a seguir é um exemplo de dieta de 3 dias e sem resíduo para um bom preparo para o exame. É importante pedir orientações por escrito com detalhes sobre os cuidados que deve ter antes da colonoscopia na clínica onde irá realizar o exame, para não ter que repetir o procedimento por não ter sido feita a limpeza corretamente.

Como é a alimentação no dia do exame de colonoscopia?

No dia do exame, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta. O que pode dar errado na colonoscopia?

Como fazer uma dieta para colonoscopia?

A dieta para a colonoscopia deve começar 2 dias antes do exame. Os alimentos permitidos são: Queijo cottage ou cream cheese (pode colocar no macarrão, torradas ou no pão); Chá-preto e café.

Postagens relacionadas: