Greve do metro do porto

greve do metro do porto

Qual a primeira linha do Metro do Porto?

No momento, tal foi considerado por muitos um projecto irrealizável. A primeira linha do Metro do Porto — ligando Senhor de Matosinhos à estação da Trindade (linha A) — foi inaugurada no dia 7 de Dezembro de 2002 pelo então primeiro-ministro Durão Barroso, circulando em regime experimental no final desse ano.

Como está a operação do Metro do Porto esta quinta-feira?

A operação do metro do Porto estará fortemente condicionada esta quinta-feira, alerta a empresa. A greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas durante todo o dia encerrará as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja. Na Linha Amarela e no tronco comum haverá circulações muito pontuais.

Quando sai o novo veículo do Metro do Porto?

A partir do segundo semestre de 2022, começarão a ser entregues os novos veículos do Metro do Porto. Fabricadas pela C.R.R.C., são o «veículo 3.0 do Metro do Porto» com 35 m de comprimento e especial foco na acessibilidade.

Quais são as unidades do Metro do Porto?

O Metro do Porto dispõe de um total de 102 unidades “VLT” de dois tipos; Eurotram e Traintram, ambos do modelo Flexity, da Bombardier. São bidirecionais, tripulados por um condutor em cabina segregada, com piso rebaixado e vastas janelas, em libré amarela e preta.

Quais são as linhas do Metrô do Porto?

São seis linhas no metrô do Porto e a sétima está prevista para 2022. Atualmente o sistema de transporte conta as as linhas A, B, C, D, E e F que fazem os seguintes trajetos: Linha A: Estádio do Dragão ?

Quais são os municípios onde o metrô chega ao porto?

Os municípios nos quais o metrô de Oporto chega são: Porto na zona C1, Gondomar na zona C8, Vila Nova de Gaia na zona S8, Póvoa de Varzim na zona 3, Matosinhos na Zona C3, Vila do Conde e Maia na Zona C5. O metrô de Oporto opera 18 horas contínuas das 06:00 às 01:00 da manhã.

Quando foi inaugurada a Linha Azul do Metro do Porto?

Foi inaugurada no dia 7 de Dezembro de 2002 pelo então Primeiro-Ministro Durão Barroso. Inaugurou-se com o troço entre Trindade e Senhor de Matosinhos. Até ao dia 1 de Janeiro de 2003 este troço foi acedido de forma gratuita a todos os utentes de forma a poder experimentar este transporte ligeiro de superfície.

Qual é o horário do metrô em Oporto?

O metrô de Oporto opera 18 horas contínuas das 06:00 às 01:00 da manhã. Os trens circulam com uma frequência de entre 4 e 15 minutos, dependendo do horário de maior ou menor fluxo de passageiros.

Qual a importância dos novos veículos para o Metro do Porto?

Além de responder ao aumento da procura, os novos veículos também vão ajudar o Metro do Porto no alargamento da rede, que terá uma nova linha no Porto - entre S. Bento e a Casa da Música, a Linha Rosa -, e que verá a Linha Amarela prolongada a sul, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia.

Quanto Custa o Metro do Porto?

Os chineses da CRRC Tangsthan venceram o concurso para fornecer 18 novos veículos para o Metro do Porto. As novas unidades vão chegar a partir do segundo semestre de 2021 e vão custar 49,6 milhões de euros, menos 6,5 milhões de euros face ao orçamento inicialmente previsto, anunciou esta sexta-feira a empresa de transportes.

Quais são as novas linhas de Metro do Grande Porto?

Entre velhas aspirações – como a de uma Linha na Boavista – e o estudo de novos corredores, há sete novas linhas de metro e 36 novas estações saídas do estudo mandado elaborar pela Metro do Porto para apoiar a decisão política em matéria de investimento na ferrovia ligeira no Grande Porto.

Qual a frota do Metro do Porto?

Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 120 unidades – 72 Bombardier Eurotram, 30 Bombardier Tram-Train e os 18 novos CRRC, refere nota publicada na página oficial do Metro do Porto. Os novos metros começarão previsivelmente a ser entregues entre 2021 e 2023, ao ritmo de um por mês.

Postagens relacionadas: